22 de fevereiro de 2009

Desprogramar e instalar novo sistema operativo, Meditando!

O pensamento positivo não se alcança com passividade nem credulidade idiota e fé inabalável, pois a única certeza possível é que essa mesma poderá ser abalada a qualquer instante. O conhecimento faz parte da evolução e certezas nunca serão certas até ao fim dos nossos dias. Ser optimista é saber viver o momento e “ver o copo meio cheio em vez de meio vazio”, ao contrário de contemplarmos os “copos” dos outros, deveremos saborear a água do nosso!

Os pensamentos negativos geram emoções desagradáveis e, perante elas, o nosso sistema simpático activa-se para se defender a nível hormonal e imunitário injectando no sistema secreções de adrenalina e de cortisol (os flashes repetidos de adrenalina deterioram o sistema cardiovascular e o cortisol afecta o sistema imunitário). Anti-vírus inato à condição humana, adquirido com o sistema logo à nascença! Estas emoções e seus efeitos no nosso corpo são mais perigosos do que se pensa e poderão gerar ou despoletar doenças crónicas de stress e ansiedade que só mais tarde se identificam.

No entanto, e como seria de esperar, o contrário também se verifica e é real, devendo, por isso mesmo, ser aproveitado por nós, seres humanos supostamente inteligentes, para a melhoria da nossa condição humana e terrena. As emoções agradáveis despoletam um ciclo biológico que estimula mecanismos de “reparação interna”, de recuperação e descanso do corpo. Logo, deveríamos aproveitar tal informação e estimular o nosso próprio bem-estar, ao invés de reforçarmos a nossa depressão, mergulhando nela em auto-comiseração.

Não existe transfiguração mais incrível deste facto que a incrível terapia verificada a partir de um placebo, nada mais representando este que pensamento positivo e injecção de boas químicas no nosso próprio corpo através do estímulo do nosso próprio cérebro. É o pozinho perlimpimpim de que todos precisamos para sermos felizes e é incrível como ele só depende de nós mesmos para se transformar e magia real. Não deixa de ser verdade que o prazer e o bem-estar é mais facilmente impulsionado pelo amor que recebemos do mundo, mas o verdadeiro amor e bem-estar do qual poderemos usufruir está dentro de nós mesmos, querendo com isto dizer que é preciso darmos para recebermos em igual e notória proporção.

Portanto, toca a animar e a sorrir para aumentar os níveis de dopamina (neuromediador do prazer da acção) e de serotonina (neuromediador do prazer da relação). Cada um deverá estimular o que mais lhe apraz fazer. No meu caso, cá escrevo que nem uma doida. Escrever faz funcionar o hemisfério esquerdo do cérebro, o da racionalidade que gera emoções positivas. A esperança é uma necessidade colectiva e universal e um fenómeno contagioso, pelo que espero contagiar os que me acompanhem no aglomerado de letras que compõem as minhas ideias e as apresentam ao mundo!

Fica, então, um Lição Zen do intérprete oficial do Dalai-Lama Mathieu Ricard:

"O que guia os seguidores do budismo é a confiança na possibilidade de transformação que há em cada ser humano, através da meditação. No ocidente, para trabalharmos a beleza física podemos estar horas num apartamento a pedalar numa bicicleta que não vai a parte nenhuma, mas nunca pensamos em utilizar essa energia para transformar o espírito. A meditação não é apenas para orientais. Esta técnica ajuda a reduzir o stress, a evitar a ira e a ansiedade. Vinte minutos por dia para adquirir uma força interior; uma forma de gerir as emoções que tornará mais suaves as restantes 23h40 do dia. Existem exercícios que funcionam para toda a gente e que se baseiam no treino da atenção. A observação do sopro da respiração que vai e vem, a concentração do espírito nesta sensação. Graças a este tipo de treino, o espírito fica mais calmo. O problema é posicionarmos sempre as nossas esperanças no que é exterior a nós mesmos, pensamos que se tivermos “tudo aquilo” seremos mais felizes. Como se o universo fosse um catálogo dos nossos desejos ou se o essencial estivesse fora de nós. Outro obstáculo é o egocentrismo: sem altruísmo não há autêntica felicidade. Um dos objectivos da meditação é justamente destruir o egoísmo, cultivar o amor pelos outros e abrirmo-nos à compaixão. Sem afecto, sem amor altruísta e sem equilíbrio emocional, estamos mal posicionados na existência."

Canalizemos as boas energias e expulsemos as más, respondendo com amor.

LUVDAWORD=LUVYOURSELF

Sem comentários:

Enviar um comentário